IA Tio Ben • Liturgia
Liturgia diária de 17/06/2026: Evangelho e leituras da Missa
4ª feira da 11ª Semana do Tempo Comum • Cor litúrgica: Verde
Tempo Comum é o Evangelho vivido no simples. Hoje, santifique a rotina: faça bem o que precisa ser feito, trate as pessoas com caridade concreta, e leve a Palavra para uma decisão prática do seu dia.
Primeira Leitura
2Rs 2, 1. 6-14
Salmo
Sl 30(31)
Evangelho
Mt 6,1-6.16-18
Primeira Leitura
2Rs 2, 1. 6-14
1Quando o Senhor quis arrebatar Elias ao céu, num redemoinho, Elias e Eliseu partiram de Guilgal. 6Tendo chegado a Jericó, Elias disse a Eliseu: “Permanece aqui, porque o Senhor me mandou até ao Jordão”. E ele respondeu: “Pela vida do Senhor e pela tua, eu não te deixarei”. E partiram os dois juntos.,7Então, cinquenta dos filhos dos profetas os seguiram, e ficaram parados, à parte, a certa distância, enquanto eles dois chegaram à beira do Jordão. 8Elias tomou então o seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, que se dividiram para os dois lados, de modo que ambos passaram a pé enxuto. 9Depois que passaram, Elias disse a Eliseu: “Pede o que queres que eu te faça antes de ser arrebatado da tua presença”. Eliseu disse: “Que me seja dada uma dupla porção do teu espírito”.,10Elias respondeu: “Tu pedes uma coisa muito difícil. Se me vires quando me arrebatarem da tua presença, isso te será concedido; caso contrário, isso não te será dado”. 11E aconteceu que, enquanto andavam e conversavam, um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu num redemoinho. 12Eliseu o via e gritava: “Meu pai, meu pai, carro de Israel e seu condutor!” Depois, não o viu mais. E, tomando as vestes dele, rasgou-as em duas. 13Em seguida, apanhou o manto que Elias tinha deixado cair e, voltando sobre seus passos, estacou à margem do Jordão.,14Tomou então o manto de Elias e bateu com ele nas águas dizendo: “Onde está agora o Deus de Elias?” E bateu nas águas, que se dividiram, para os dois lados, e Eliseu atravessou o rio.
Antífonas
Entrada
Escutai, Senhor, a voz do meu apelo. Sede meu amparo; não me rejeiteis, nem me abandoneis, o Deus meu Salvador. (Cf. Sl 26,7.9)
Comunhão
Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida. Pai santo, guarda-os em teu nome, aqueles que me deste, para que sejam um como nos, diz o Senhor. (Cf Sl 26.4)
Publicidade
Publicidade
